terça-feira, 3 de maio de 2011

Vencendo pequenos desafios pessoais!


Alguém sabe  quem foi Fibonacci ou o que é uma sequência de Fibonacci?
Fibonacci foi um matemático da idade média, que desenvolveu uma formula, a sequência de Fibonacci,  ou sucessão definida como recurso... (ops!!!! )
Bem os estudantes de TI, SI, ou AS sabem, ou ao menos deveriam saber...
Eu pessoalmente só fui apresentada a ele e sua sequência a uns 15 dias atrás, e para meu desespero foi pedido para que se desenvolvesse um programa em "C", para a tão famosa sequência .

Lógico meus queridos leitores que este programa me pareceu um mostro de sete cabeças, ou sei lá, algo bem pior.
Mas este post não é para contar minhas desventuras mas uma pequena vitória; depois do programa resolvido - (logicamente que pela professora), me vi diante de outro desafio, desta vez o desafio era o seguinte:
"Tendo-se em conta que um tabuleiro de xadrez tem 64 casas, coloque na primeira casa um grão, na segunda casa dois grãos (tendo assim 3 grãos), na terceira casa 4 grãos (tendo agora 7 grãos), na quarta casa 8 grãos (agora se tem 15 grãos), e assim sucessivamente ate a casa 64, levando-se e conta que os grãos vão dobrando de casa em casa... (baseado no livro O Homem que Calculava)" - desenvolva o programa.

Assim que li tal "problema", reconheci nele a sequência de Fibonacci, com uma diferença que na sequência original os números são - 0, 1, 1, 2, 3..., e aqui seu terceiro numero teria que ser 4!
Depois de dois dias pensando consegui desenvolver o programa e cheguei ao resultado que nos foi dado com antecedência pela professora (pois ela só aceitaria o programa que desse aquele resultado).

Porque foi uma pequena vitória? Porque foi um desafio?
Muitos amigos que me conhecem sabem que o mundo das exatas nunca foi o meu ponto  forte, minha lucidez e sagacidade mental esta em humanas; desenvolver um pequeno  programa como este "teoricamente" simples para muitos, para mim era de extrema complexidade, mas, quando me propus a fazê-lo eu fiz, e apesar de achar que meu raciocínio lógico estava errado, senti uma alegria imensa, porque quando fiz o teste e rodei o programa, ele funcionou - chegou ao resultado pedido, ficou limpo e clean, fácil de visualizar - ultrapassei minhas próprias barreiras, venci um desafio pessoal e ainda tive o enorme prazer de ter sido a primeira aluna da turma a ter feito o exercício, sei que na próxima aula outros alunos também terão resolvido, mas para mim, o que importa é que consegui.
Foi a primeira de muitas que virão pela frente; este mundo da Analise de Sistemas é completamente novo para mim; até quatro meses atrás eu não tinha a mínima noção do que era Lógica Estruturada, matemática me era um Dragão que cuspia fogo, tabela verdade e matrizes nem se fala!!!

Não importa se o teu desafio é algo simples ou complexo, não diga que não consegue vence-lo, pois basta apenas tentar achar a solução e mesmo que todas as direções lhe digam que está errado, se você não tentar não saberá!!!

Kássya Mendonça 03/05/2011

8 comentários:

Fábio Siebra disse...

Querida Kassya

Então somos dois.
Eu nunca fui fã de exatas (sempre fui mediano)o meu forte também é humanas.
No meu curso - TID - se é necessário os dois.
No começo é aquela sensação de estranho no ninho,é cada cálculo gigantesco e indo até no por menores e depois relatado passo a passo aí entra humanas.
Mas eu estou gostando,por isso,que fiz um post intitulado As escolhas e as adaptações. Quando agente se propõe a fazer algo sempe se consegue.
E que venha outros desafios para você vencer.

Um Abraço

Jackie Freitas disse...

Oi minha querida Kassya!
Adorei ler esse texto! Ontem estava pensando sobre nossas pequenas vitórias diárias que, somadas, se tornam grandes vitórias e conquistas pessoais! Admito que matemática também nunca foi (e continua não sendo...rsrs) o meu forte! Porém, concordo contigo que não há desafio que não possa ser vencido, principalmente se não houver de nossa parte disposição para enfrentá-lo. O aprendizado em si é saber que podemos vencer nossos próprios "monstros" e seguir mais seguros pela vida...
Parabéns pela conquista e vitória! Um ótimo exemplo compartilhado conosco!
Grande beijo,
Jackie

luciana disse...

Querida amiga Kassya, bom dia!!

Em primeiro lugar quero lhe desejar os parabéns por ter ultrapassado esse seu "obstáculo"

Acredito eu que os desafios que para nós podem ser imensos e aos olhos dos outros não representam nada não deixam de ter importância por isso. Cada um sabe o que é fácil ou difícil para si e buscar ultrapassar esses limites é que dá sentido à vida...

Eu, por exemplo, adoro meus bordados e aprendi faze-los sozinha, olhando as revistas e quebrando a cabeça. Hoje tenho orgulho de ver meus trabalhinhos e ser feliz com eles. Para muitas pessoas podem achar extremamente "bobo" mas para mim também foi uma vitória.

Por isso minha amiga, seja muito feliz com suas conquistas, acredite sempre em você e siga em frente!!!

Bjs
Lu

Valéria Braz disse...

OI minha Flor, entendo exatamento o que você fala... antes mesmo de entrar na facul, meu pai me deu um curso de programação, e foi um desafio. Mas ali aprendi que adoro desafios, sentia um prazer enorme em conseguir programar ou resolver um problema da programação.
Continuo adorando desafios, e já neste tempo descobri que adoro resolver problemas, mas depois de resolvido preciso passar ao próximo se não tudo se torna um problema...kkkkkkk
Beijo no coração

António Ferreira disse...

Na consequência das sequências, sejam elas de quem forem, tenham elas o nome de quem quer que seja, eu diria que a consequência maior das sequências, é aquela que nos leva ao amor.
Se sequencialmente(rsrsrsrsr...), pensares no amor que tens e podes dar, e fazer dele(amor) um processo exponencial, ou seja, somares sempre o quadro da tua energia no passo seguinte ao que fizeste ontem, veras que teras ai a sequencia Kassyana(a inventora das con....sequências do amor sem limites),ou seja, por consequência, te tornares um feliz ser humano, que acredita que se puseres amnor em tudo que fazes, irás vencer todas as sequências da vida...umas coisas atras das outras...rsrsr!!!
Por con..sequência, estás forçada a vencer, amar, sorrir, e te dar em sequência quadratica exponencial ao amor....
Viva a sequência Kassyana, a criativa do querer, vencer com amor.
Bjs
Parabens, e te digo, nao me deste novidade alguma, porque de ti temos que esperar tudo de bom na vida.
Antonio Ferreira
voarnopensamento.blogspot.com

Marcela disse...

Muito bom! Melhor tentar do que sempre deixar como está...

Samanta disse...

Olá minha querida amiga !!!

Adorei sua postagem !!
Além de nos trazer inspiração para superar desafios, nunca desistir, seguir em frente mesmo quando achamos que não seremos capazes, ela traz a comemoração de uma vitória !!
E concordo que não importa se pareçam coisas simples aos olhos alheios, todas as nossas conquistas devem ser celebradas !
Pois nelas empenhamos nosso suor, dedicação, ultrapassamos limites e o nosso medo !!
Parabénssss !!!

Um mega beijooo

BLOGZOOM disse...

Amiga, sabe, as ciencias exatas me amam e não há muito reciprocidade por minha parte, o fato é que eu trabalho em parte com isso e gosto. Hã?!?! kkkkkk

Eu gostaria sim de estudar um pouc mais sobre raciocínio lógico e fiquei interessada no assunto que vc falou: Logica Estruturada. Eu ja vi umas apostilas, de raciocinio logico, até parece que é singular, não é, é complexo, é preciso pensar mesmo.

Contudo, nossa, lendo seu texto fui pensando em minha filha o quanto está péssima em matematica. A minha cabeça já deu nó de tanto imaginar o que fazer para conquistar um pouquinho da atenção dela.

Beijos,