quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Taj Mahal


Taj Mahal é um sumptuoso Palácio de Mármore Branco cujo nome significa “Coroa de Mahal”,  que o imperador Shah Jahan construiu em memória de sua esposa favorita Mumtaz Mahal (que significa “A jóia do Palácio”). "Taj" vem do persa, significa "Coroa", "Mahal" é uma sintaxe de Mumtaz Mahal que significa  "Primeira dama do palácio".  Taj Mahal, então, refere-se à "coroa de Mahal",  a amada esposa de Shah Jahan.

O Taj Mahal é  conhecido como a maior prova de amor do mundo, contém inscrições retiradas do Corão. Entre os materiais empregados na construção destaca-se o uso de pesados blocos do mais puro e branco mármore da Índia, ametistas persas, safiras do Ceilão, cristal e jade da China, pedra turquesado Tibete e  Lápis-Lazúli do Afeganistão, além de ser incrustado com pedras semi preciosas;  sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é rodeado por duas mesquitas e cercado por quatro colunas. Fica situado na cidade de Agra na Índia junto ao rio Yamuna. Possui lindos jardins e recantos.  Foi construído entre os anos de 1630 e 1652 e utilizou segundo a história indiana 20 mil homens.

Sendo das mais importantes edificações da História, o Taj Mahal tem ele próprio  uma impressionante história:

 O rei, Shah Jahan tinha várias esposas, mas Aryumand Banu Begam era, sem dúvida, a mais amada.  A predileção era tanta, que  ele passou a chamá-la de Mumtaz Mahal,  “a eleita do palácio” ou “a primeira dama do palácio”. Contudo a vida não é perfeita e o amor de Mumtaz e Shah  findou-se quando ela não sobreviveu ao parto de seu décimo quarto filho.  Desesperado e inconformado o rei i ordenou que fosse construído algo nunca visto antes a construção de um enorme mausóleo que deveria abrigar os despojos  da mulher amada e,  simbolizar o amor que ele sentia. Surgia assim o Taj Mahal,   símbolo de uma história de amor, sem final feliz. E sinônimo de Índia.

Conta lenda:

Que Mumtaz gostava muito do local onde está o palácio, pois a vista era aconchegante e lhe trazia paz, e que ali o rei e sua amada passaram horas caminhando e conversando ao sol e brisa da Índia. Também diz a lenda que Shah prometera a sua amada construir ali um monumento em nome do amor que os unia, mas não houve tempo dele cumprir a promessa

Nos vinte e dois anos seguintes à morte de Mumtaz Mahal, ele não poupou esforços para cumprir a promessa, e assim fazer uma homenagem póstuma a sua amada.

(pesquisa feita na internet pelo Google - sites variados)

Imagem Google.
Kassya Mendonça 22/08/2012.


Nenhum comentário: